Normas de Publicação de Caso Clínico SPCENDO

 

A SPCENDO subscreve os princípios definidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) e os requisitos para apresentação de artigos em revistas biomédicas elaboradas pelo International Committee of Medical Journal Editors

A política editorial da SPCENDO incorpora no processo de revisão e publicação as Recomendações de Política Editorial (Editorial Policy Statements) emitidas pelo Council of Science Editors, sobre a responsabilidade e direitos dos editores das revistas com arbitragem científica

O caso clínico será publicado de acordo com os princípios de acesso livre do Budapest Open Access Initiative

A SPCENDO subscreve o “ICMJE Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly work in Medical Journals” (ICMJE), ou seja, a atribuição de autoria implica a satisfação de 4 condições: 

  1. Ter contribuição intelectual substancial direta, no desenho e elaboração do caso clínico.
  2. Participar na análise e interpretação dos dados. 
  3. Participar ativamente na elaboração do manuscrito, na revisão crítica do conteúdo, ou na aprovação da sua versão final. 
  4. Os autores concordarem que são responsáveis pela exatidão e integridade de todo o trabalho.

Todos os que contribuíram para o Caso Clínico, mas cuja participação não obedeça às condições atrás definidas, devem ser referenciados na seção “Agradecimentos”. Ser apresentado como autor não cumprindo estes critérios, é considerado má prática. 

Todo o conteúdo publicado, incluindo as opiniões expressas, é da exclusiva responsabilidade dos autores.

No momento da submissão do Caso Clínico, deve ser submetido o documento “Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos de Autor SPCENDO” para a SPCENDO, assinado por todos os autores. 

Para maior transparência, deverá ser submetido a Declaração de Conflito de Interesses SPCENDO, assinado por todos os autores. 

Se o artigo contiver extractos (incluindo ilustrações) de, ou for baseado no todo ou em parte em outros trabalhos com copyright, é da responsabilidade dos autores a obtenção da autorização escrita dos proprietários para sua reprodução em todos os territórios, edições e em todos os meios de expressão e línguas. Todos os formulários de autorização devem ser fornecidos aos revisores aquando da submissão do artigo. 

A publicação de fotografias, vídeos ou descrições escritas de doentes implica que os autores submetam o documento “Consentimento informado SPCENDO” assinado pelo doente ou seu representante legal. Se o doente tiver falecido, o consentimento para publicação deve ser obtido dos seus parentes mais próximos ou representantes legais. Se o doente descrito no relato do caso for menor de idade ou vulnerável, o consentimento para publicação deve ser obtido dos pais / responsável legal. 

Imediatamente após a publicação online, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus casos clínicos em repositórios institucionais, desde que mencionem a publicação onde foi publicado de acordo com as normas em vigor e utilizem ficheiros PDF originais do editor. 

Os artigos devem ser escritos de acordo com o “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals”.

Todos os manuscritos submetidos para publicação no site da SPCENDO serão sujeitos a revisão e aprovação pelo Conselho Científico da SPCENDO. 

Na avaliação dos manuscritos submetidos, o autor deverá seguir as seguintes recomendações:

Título 

  • Deve conter o diagnóstico ou a intervenção seguida das palavras “Caso Clínico”

Autores 

  • Nome de todos os autores (primeiro e último nome) com os títulos académicos e/ou profissionais e respectivas afiliação (departamento, instituição, cidade, país). Para retirar ambiguidade ao nome do autor, sugere-se a utilização do identificador ORCID para cada autor, que poderá ser obtido em orcid.org.
  • Subsídio(s) ou bolsa(s) que contribuíram para a realização do trabalho;
  • Morada e e-mail do Autor Correspondente, aquele que em nome de todos os co-autores, centraliza os contactos durante o processo de submissão e revisão, sendo o responsável perante a SPCENDO por garantir que sejam cumpridos todos os requisitos para publicação do caso clínico. O seu contacto será publicado no caso clínico.

Palavras-chave

  • 2 a 5 palavras-chave que identificam a patologia ou a intervenção no presente caso, incluindo a palavra “Caso Clínico”

Introdução

  • Contextualização científica da patologia/ procedimento. O que há de único no caso e o que acrescenta à literatura científica?

Caso Clínico:

  • Dados demográficos do paciente anonimizadas 
  • Principais sintomas e/ou achados clínicos importantes
  • Auxiliares de diagnóstico (como exame físico, laboratoriais e de imagem)
  • Os principais diagnósticos, intervenções terapêuticas e resultados
  • Eventos adversos e imprevistos

​Discussão/Conclusão

  • Qual a principal mensagem / interesse do Caso Clínico?
  • Informação relevante a reter, duas ou três frases.

 

O manuscrito deve ser submetido sob a forma de PDF (preparado em PowerPoint e gravado em formato *.pdf), segundo o Template predeterminado. 

  1. Podem ser redigidos em português ou inglês e são publicados com título, palavras-chave em inglês.  
  2. Não deverão exceder as 350 palavras (excluindo resumo, figuras e tabelas) 
  3. Deve ter no máximo 5 imagens. As fotografias ilustrativas do caso-clínico, devem ser legendadas. 
  4. Deve ter no máximo 10 referências bibliográficas. 
  5. O layout deve manter a palete de cores propostas no template e ser sóbrio 
  6. Tipo e tamanho  de letra:  Títulos – open sans (máx 18);  Textos – calibri (7-10);  Bibiografia – calibri (5)
  7. As abreviaturas que não sejam padronizadas devem ser definidas na sua primeira menção e deve ser garantida a consistência das abreviaturas ao longo do artigo.
  8. A linguagem utilizada deve reconhecer a diversidade, transmitir respeito a todas as pessoas, ser sensível às diferenças e promover a igualdade de oportunidades. O conteúdo não deve fazer suposições sobre as crenças ou compromissos de qualquer leitor; não deve conter nada que possa implicar que um indivíduo seja superior a outro com base na idade, sexo, raça, etnia, cultura, orientação sexual, deficiência ou condição de saúde. Os autores devem garantir que a escrita esteja livre de preconceitos, estereótipos, gírias, referências à cultura dominante e/ou suposições culturais.

Após submissão o autor correspondente será informado por e-mail da sua recepção, num prazo de 3 meses. Será igualmente informado da aceitação do caso clínico para publicação na página da SPCENDO, bem como se foi eleito o Caso Clínico SPCENDO do ano premiado.

Estas recomendações foram baseadas no Equator Network .

 

Custos de publicação :

Não são cobradas quaisquer taxas de processamento de artigo (nem de submissão, nem de publicação).

Os Revisores reservam-se o direito de fazer alterações ao texto desde que as mesmas não desvirtuem o conteúdo, mas que adaptem o estilo de escrita ao padrão da publicação.

O primeiro autor de cada poster premiado receberá uma inscrição gratuita num webinar da SPCENDO à sua escolha, durante o ano respetivo.

Os pósteres serão avaliados por um Júri da SPCENDO de acordo com os seguintes itens: originalidade, relevância clínica, metodologia e qualidade do poster. Todos os anos será eleito o Caso Clínico SPCENDO vencedor que será anunciado no fim do ano respectivo e ficará exposto em destaque na página da SPCENDO com o título de Caso Clínico SPCENDO 202X, durante o mês de Janeiro do ano seguinte. Todos os Casos Clínicos selecionados para apresentação no SITE serão arquivados em pasta no site denominada : Casos Clínicos SPCENDO e Casos Clínicos SPCENDO do Ano.